CONSTRUIR SOBRE TERRA NUA: PROJETO EM AMBIENTE RURAL
CABINE DO MORRO DO CHAPARRAL
Exercício realizado na disciplina do Ateliê Livre na FAUUSP. Projetar fora do espaço urbano, respeitando o contexto natural e a tradição construtiva do local foi uma tarefa instigante que gerou ricos aprendizados.
A primeira superação foi "como me aproximar do lugar?". Andar sobre aquele chão, sentir a paisagem e vencer a ventania trouxe uma clareza sobre a arquitetura que poderia ser erguida ali. No entanto, o projeto demanda uma base técnica do sítio. As curvas de nível foram obtidas por dados SRTM, uma vez que o levantamento topográfico estava além do possível naquele momento. A análise do solo foi feita pela experimentação e compreendida pela experiência dos que levam suas vidas ali.
Entender a cultura construtiva foi essencial para a criação de uma arquitetura adequada ao local. O desejo de fazer a taipa de pilão entrou em choque com a dificuldade de encontrar quem dominasse a técnica, optou-se por painéis modulados de taipa de mão. Uma técnica muito mais em conta e adequada ao quão remoto o canteiro seria.
A escolha dos painéis modulados de taipa foi tomada com cautela. Por ser um sistema construtivo pouco estudo, decidiu-se fazer a construção em duas fases, de forma que na primeira poderemos experimentar a construção e o desempenho dos painéis e, na segunda, poder fazer ajustes e até trocar o sistema construtivo.
Fachada SE. Fase 01.
Fachada Se. Fase 02.
Cabine Morro do Chaparral
Published: